Skip to content

Game of Thrones 2×10: Valar Morghulis

04/06/2012


Assim como o desfecho do primeiro ano, Valar Morghulis foi antecedido por um episódio extremamente climático e portanto envolto em grande espectativa, restando a ele cumprí-las e dar um desfecho a dezenas de subtramas numa história que ainda não está perto de seu final. Assim, esse episódio 10 novamente funciona como um prequel da próxima temporada, apenas posicionando os personagens para aquilo que veremos a seguir.

Com o episódio 9 focando apenas um núcleo, este aqui precisou encontrar tempo para abordar todos os outros, resultando em algo um pouco irregular e ainda mais anticlímax, já que as melhores histórias acabaram acontecendo principalmente na primeira metade do episódio. A ótima cena inicial, por exemplo, foi a única que trouxe a corte de Joffrey e estabelecendo os novos papéis assumidos por ali, como Tywin sendo nomeado e uma oportuna troca de esposas para o Rei. Sempre me pareceu estranho que ninguém questionasse o noivado do rapaz com a filha de um traidor.

É curioso ver que, assim como acontece na vida real, em Westeros os “desejos dos deuses” também acabam sendo adaptados segundo as vontades dos sacerdotes e fiéis, e o aparente leal Joffrey teve a permissão suprema para cancelar seu casamento. A pobre Margaery, cega de ambição, não tem noção de onde está se metendo e Sansa, coitada, será tratada como prostituta. Ela agora lamenta não ter fugido com Sandor Clegane.

Ainda em Winterfell, Tyrion protagonizou os melhores momentos do episódio quando percebe que sua queda durante a guerra não foi apenas física, mas também oficial e moral. O personagem foi importantíssimo para proteger o local, e um bom estrategista na hora em que conseguiu equiparar as forças dos dois lados da batalha. Mas como o próprio Varys disse, quase ninguém ali se lembrará disso e Tyrion perdeu praticamente tudo aquilo que havia conquistado. É compreensível que ele tenha decidido não fugir com sua amante, já que para um homem como ele num lugar como Westeros, o poder é sua única forma de auto-afirmação, devendo, portanto, tomá-lo de volta.
.
Quem finalmente conseguiu se recuperar foi a Khaleesi. A personagem passou a temporada um pouco estagnada, tomando atitudes questionáveis e sem os traços que a tornaram interessante. Aqui, ela não só virou o jogo de forma fantástica ao utilizar seus dragões, como também protagonizou a belíssima cena em que, envolta pela mágica do feiticeiro careca, revê seu falecido marido. Mas nem as fortíssimas juras de amor feitas outrora foram capazes de afastá-la do seu objetivo por ali e isso foi o bastante nos relembrar da grande personagem que é.

Theon Greyjoy também teve um desfecho bastante coerente. Suas frustrações com relação a infância e a família ficaram claras, bem como sua insegurança na hora de liderar e tomar uma decisão. Assim, é até sintomático que ele sido traído por aqueles que deveriam seguí-lo e a forma abrupta com que tudo foi mostrado só me deixou com ainda mais pena do personagem e do seu discurso exagerado e de retórica vazia.

Por fim, as cenas para além da muralha foram as menos interessantes vistas no segundo ano e isso só se confirmou neste final. Jon Snow perdeu o carisma e os caminhos dos demais nunca ficam claros. Além disso, prefiro quando Game of Thrones mantém um pé na realidade apesar do universo fantasioso. Por isso, a cena final, ainda que bastante inesperada, não me animou tanto quanto devia. É esperar pra ver se isso tudo se integrará de forma coesa com as brilhantes intrigas palacianas vistas por aqui.
.

Também poderá gostar de:
Game of Thrones 2×09: Blackwater
Game of Thrones 2×08: The Prince of Winterfell
Game of Thrones 2×06: The Old Gods and the New e 2×07: A Man Without Honor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: