Skip to content

Palpites e favoritos ao Oscar 2012

25/02/2012

Amanhã, 26 de fevereiro, se encerra com a entrega do Oscar esta que foi a pior temporada de prêmios dos últimos anos. Filmes ruins disputando a estatueta principal, atores colocados nas categorias erradas ou concorrendo pelos filmes errados e grandes ausências estão entre os problemas encontrados por aqui. Porém, como o mais divertido é palpitar e reclamar, faço abaixo previsões em algumas categorias e digo quem deveria vencer na minha humilde opinião. A lista de indicados você vê aqui.

Filme – Ao contrário do ano passado, quando havia pelo menos quatro grandes filmes concorrendo, obras ruins como Histórias Cruzadas (racismo much?) e Cavalo de Guerra (Spielberg much?) conseguiram uma injusta vaga por aqui. Felizmente, o favorito é O Artista, que, se não é uma obra-prima, consegue ser melhor que seus 8 concorrentes.

Diretor – O novato Michel Hazanavicius já levou o prêmio do sindicato por O Artista e está na frente de quatro diretores consagrados. Talvez a Academia queira dividir mais seus prêmios e premiar Scorsese por A Invenção de Hugo Cabret. Eu votaria em Hazanavicius, mas ficaria feliz com a vitória de Terrence Malick, por A Árvore da Vida.

Ator – Ótima categoria. George Clooney, por Os Descendentes, era favorito até a cerimônia do SAG, quando perdeu para Jean Dujardin e seu O Artista. O francês ganhou o apoio dos seus colegas de profissão (que constituem a maior ala da Academia) e agora tem tudo pra ganhar. Gosto muito do trabalho de ambos e também o de Gary Oldman em O Espião Que Sabia Demais, mas torço por Clooney.

Atriz – Várias grandes atuações disputaram uma vaga por aqui e Tilda Swinton acabou ficando de fora, mesmo com o seu trabalho brilhante em Precisamos Falr Sobre o Kevin. Viola Davis está na frente, com um filme aparentemente humanista e discursos emocionantes nas premiações anteriores. Davis faz mesmo um ótimo trabalho, porém bem mais fácil que o das demais, além de ser coadjuvante, e não principal. Torço por Meryl Streep, que está monstruosa como Margaret Thatcher, mesmo num filme ruim.  E ficaria feliz até se Glenn Close levasse.
.
Ator coadjuvante
– Uma das maiores certezas é o Oscar para Christopher Plummer, que convenhamos, está vencendo mais pelo conjunto da obra do que por esta atuação. Numa categoria que não é das mais fortes, votaria em Nick Nolte por Guerreiro, filme subestimado e que tem aqui sua única indicação.

Atriz coadjuvante – Com a favoritíssima Octavia Spencer fazendo uma caricatura, Melissa McCarthy numa comédia mas sem fazer rir e Jessica Chastain concorrendo por Histórias Cruzadas e não por A Árvore da Vida, esta é uma das categorias mais fracas da noite. Votaria em Chastain pelo conjunto de 6 ótimas atuações em 2011, mas ficaria feliz se Janet McTeer, soberba ao lado de Glenn Close em Albert Nobbs, levasse.

Roteiro original – Todos os concorrentes são ótimos, principalmente o brilhante script do iraniano A Separação, talvez o melhor filme do ano. Mas quem deve vencer aqui também é Hazanavicius, por O Artista, embora a Academia adore Woody Allen e não queira ver seu Meia-Noite em Paris sair sem nada.

Roteiro adaptado – O favorito é o script de Os Descendentes, bom filme mas cujo roteiro tem certos problemas. Votaria com certeza em Tudo pelo Poder, uma adaptação extremamente precisa e um filme bem melhor.

Animação – Com a ausência de Tintim, Rango disparou no favoritismo. E numa categoria com filmes fracos como Kung Fu Panda 2 e Gato de Botas, Rango torna-se ainda melhor.

Filme estrangeiro – Não assisti aos demais concorrentes , mas A Separação é melhor que todos os candidatos da categoria principal, uma verdadeira obra-prima. Ficarei surpreso se não vencer.

Fotografia – Cinco ótimos trabalhos, mas acho que Emmanuel Lubezki leva por A Árvore da Vida e seria também o meu voto. A Academia surpreendeu no ano passado, então Januzs Kaminski por Cavalo de Guerra e até Guillaume Schiffman por O Artista não podem ser descartados.
.
Montagem
– Acredito que o prêmio fique entre O Artista e A Invenção de Hugo Cabret, mas eu votaria em Millenium, cujos montadores venceram ano passado por A Rede Social.

Direção de arte – Torço por Harry Potter, até pelo conjunto de todos os filmes, confesso. Mas acho que A Invenção e Hugo Cabret leva merecidamente e temo que a Academia possa exagerar no amor a O Artista e premiá-lo aqui também.

Figurino – Não sei quem vence, mas os figurinos de Hugo são lindos e Sandy Powell é uma querida da Academia, já tendo vencido três vezes. Deve ser uma das favoritas.

Maquiagem – Também premiaria Harry Potter pelo conjunto da obra, mas são três trabalhos excepcionais. A menos que os votantes tenham o mesmo critério que eu, não me arrisco a palpitar.

Trilha sonora – Ao contrário do ano passado, em que as  cinco concorrentes eram dignas do prêmio, este ano os trabalhos não são tão brilhantes. Senti falta de Alexandre Desplat por aqui e as duas menções a John Williams me pareceram eageradas. Meu voto seria no favorito Ludovic Bource por O Artista, com certeza o trabalho mais relevante, ainda mais se tratando de um filme mudo.

Canção original – Pior categoria da noite. São apenas duas concorrentes e ambas as músicas são fracas. Votaria na de Os Muppets, mas apenas se fosse obrigado a escolher. Ainda bem que não vão se apresentar durante a festa e evitar que Carlinhos Brown envergonhe a música brasileira. Mesmo.

Efeitos visuais –  São cinco ótimos trabalhos, mas o performance capture utilizado em Planeta dos Macacos é com certeza o que mais chamou a minha atenção por aqui. Por outro lado, Hugo fez um brilhante uso do 3D e deve ser o vencedor.

One Comment leave one →
  1. 25/02/2012 18:58

    Temporada incrivelmente fraca mesmo — e digo isso sem mesmo ter visto todos os filmes. Resultou num ano em que a unanimidade só se consolidou na reta final, mas que ainda abre espaço para várias incertezas — nesse ponto, porém, é ótimo. Que a cerimônia seja o mínimo de interessante, coisa que não é há anos. E eu vou amaldiçoar os cinemas da minha cidade por ainda não terem trazido O ARTISTA…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: