Skip to content

Os piores filmes de 2011

01/01/2012

Depois das melhores séries e enquanto a lista com os melhores está sendo formulada, resolvi listar aqui aquilo que de pior foi lançado em circuito no Brasil em 2011, aqueles filmes que nunca mais deverão ser vistos de novo, nem como guilty pleasure. No fim, ainda há uma série de menções desonrosas acerca do mundo do Cinema em 2011. Lembrando que a lista está em ordem alfabética e claro, baseia-se só na minha humilde opinião.

Amanhecer: Parte 1 (Breaking Dawn: Part 1, Bill Condon, EUA, 2011) — Que o material original já era um lixo todo mundo sabia, mas o que mais surpreende aqui é o nível alarmante de sexismo. Além, é claro, da total falta de carisma da dupla principal.
.
Apollo 18 – A Missão Proibida
(Apollo 18, Gonzalo López-Gallego, EUA, 2011) — Tenta emular uma ideia boa que já se encontra esgotada, e o faz sem qualquer inspiração. Um desserviço ao gênero.
.
Burlesque
(Idem, Steve Antin, EUA, 2010) — Tem a Christina Aguilera cantando muito bem, mas pagando o maior mico ao tentar dançar e cantar, numa história formulaica, de visual cafona e com Cher provocando a vergonha alheia.
.

Desconhecido
(Unknown, Jaume Collet-Serra, EUA, 2011) — Difícil entender o que Liam Neeson pretendia com a carreira ao topar fazer algo tão ruim. O ritmo não funciona, o roteiro tem dezenas de furos e conta com a péssima January Jones explodindo na cena mais risível do ano.
.
Os Especialistas
(Killer Elite, Gary McKendry, EUA/Austrália, 2011) — Um bom elenco totalmente desperdiçado num filme de ação feito de forma amadora. (texto completo)
.
Lanterna Verde
(Green Lantern, Martin Campbell, EUA, 2011) — Nada funciona aqui. A história é fraca, o visual é super over, os diálogos mal-escritos e até os efeitos não tem a qualidade desejada.
.
Noite de Ano Novo (New Year’s Eve, Garry Marshall, EUA, 2011) — Das dezenas de histórias, não há um momento engraçado sequer, uma trama que emocione, um ator que não esteja pagando mico.
.
Quero Matar Meu Chefe
(Horrible Bosses, Seth Gordon, EUA, 2011) — Seu maior problema é não ter a menor graça. Além disso, o roteiro é inverossímel demais e a direção desastrosa.
.
Sem Limites (Limitless, Neil Burger, EUA, 2011) — A ótima ideia é desperdiçada, a abordagem é cansativa, a narração irritante e o protagonista não tem carisma. Uma chatice.
.
Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas
(Lung Boonmee Raluek Chat, Apichatpong Weerasethakul, Tailândia/Inglaterra, 2010) — Em duas palavras: muito sono.

.

Entre outros pontos negativos, podemos citar:

  •  Sexo em Compromisso, De Pernas pro Ar e Cilada.com, que quaaaase entraram nessa lista. De fato, comédia não foi o forte de 2011.
  • O aumento de cópias dubladas, uma deturpação da obra original que vem ganhando força fora do circuito de filmes para crianças. Quem gosta mesmo de Cinema prefere nem ver o filme.
  • A Academia de Hollywood ter dado um passo atrás premiando um filme burocrático e encomendado como O Discurso do Rei em meio a tantas obras ousadas e fascinantes.
  • O atraso e a constante mudança de datas de lançamento por parte das distribuidoras. Alguns filmes de 2009 só estrearam há pouco por aqui, outros foram direto pro home video e outros sequer apareceram.
  • O oportunismo na hora da escolha do título e do lançamento também incomoda, como o fato de terem estreado Blue Valentine com o título de Namorados para Sempre e justo no dia 12 de junho.
  • Por fim, a falta de criatividade que dominou principalmente o verão americano, quando a maioria esmagadora dos lançamentos consistia de continuações ou adaptações de HQ’s. E o pouco de originalidade que apareceu, como Cowboys & Aliens, mostrou-se um grande equívoco.

.

Também poderá gostar de:
Tudo pelo Poder [The Ides of March]
As melhores séries de 2011
Balanço do ano no mundo das séries

8 Comentários leave one →
  1. Biel permalink
    05/01/2012 22:53

    Desculpe,mas Amanhecer não é lá um filme que faça o meu tipo,mas o filme é tão lixo que conseguiu faturar R$589 milhões,só acho que vocês deveriam pensar um pouco antes de postar essas besteiras aqui.

    • Luis Fernando permalink
      13/05/2012 10:43

      Desde quando bilheteria é sinal de qualidade? Se fosse assim Avatar (que é legalzinho, mas só isso) seria o melhor filme de todos os tempos! É indiscutivel que os unicos que gostam da “Saga” são adolescentes sem um minimo de inteligencia!

  2. Isa permalink
    07/04/2012 0:53

    Alguns filmes merecem estar nessa lista, mas ‘Burlesque’, ‘Quero Matar Meu Chefe’ e ‘Sem Limites não se encaixam nesse perfil, Burlesque é sim um filme muito carismatico, ‘Quero Matar Meu Chefe’ assisti esse filme inúmeras vezes com várias pessoas diferentes e ele arrancou muitas risadas!! ‘Sem Limites’ é sim um bom filme, a narrativa não é das piores e é muito interessante, acho que não sou a única que acha que foram realmente rígidos ao escolher os filmes dessa lista. ‘Lanterna Verde’ os efeitos deixaram a desejar, mas segue a história original que sempre fez muito sucesso, então menos rigidez na próxima, ok?

    • 08/04/2012 23:01

      Isabele,

      Essa é uma lista bem pessoal, limitada apenas ao meu gosto e aos filmes que assisti. Muito obrigado por comentar.

  3. 10/07/2012 8:35

    Bah, cara! Apollo 18 é legal. Ele faz uma ficção sobre uma realidade que não existiu. Não que a gente tenha que acreditar, mas foi uma temática interessante. Lê o que eu achei do filme aqui: http://fantasticocenario.com.br/2012/07/02/apollo-18/ e comentá lá. Legal teu blog. Parabéns!

Trackbacks

  1. Os melhores filmes de 2011 « Melhores Coisas
  2. A Separação [Jodaeiye Nader az Simin] « Melhores Coisas
  3. Filmes assistidos – janeiro de 2012 « Melhores Coisas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: