Skip to content

Game of Thrones 1×10: Fire and Blood

21/06/2011

**CONTÉM SPOILERS**

.
Poucas vezes vivenciei com uma série a relação que tive com essa primeira temporada de Game of Thrones. Passei pela ansiedade da estreia, achei o piloto morno e arrastado e quase abandonei tudo no terceiro episódio. Eram nomes demais, lugares demais, diálogos cheios de frases de efeito pretensiosas, mas que somente contavam fatos, já que quase nada acontecia. Segui em frente envolto pelo hype e por sentir ali uma trama promissora.

A coisa só começou a ficar boa mesmo lá pro capítulo 5, quando me vi completamente envolvido pela história e sempre ansioso pelo próximo. Porque Game of Thrones tinha mesmo vários defeitos, mas conta uma trama interessante, criativa e que foge bastante do formato de série em que está inserida. Por se tratar de uma adaptação literária bastante fiel, personagens morrem e outros surgem de forma inesperada e a trama quase sempre toma caminhos imprevisíveis. Todas as vezes em que tentei prever o que iria acontecer, errei.

Isso ocorreu neste season finale, quando pensei que o Khal Drogo fosse sobreviver com algum tipo de sequela, mas jamais esperava que a Daenerys fosse matá-lo e menos ainda protagonizar aquele final belíssimo. Essa é uma personagem interessante, pois raramente sabemos as suas motivações e do que ela é capaz, bem como a sua natureza. Confesso que fiquei tenso quando a vi caminhando até a fogueira, mas logo me lembrei da sua resistência e fiquei intrigado pra saber o que aconteceria. Daenerys percorreu o maior arco neste primeiro ano, de menina manipulada a rainha e agora parece que será um tipo de profeta.

Quem surpreendeu também foi a Sansa, que finalmente disse algo relevante ao afirmar que seu irmão poderia entregar-lhe a cabeça do rei. Mesmo assim, também tive vontade de dar uns tapas na cara dela. A personagem é absolutamente irritante, principalmente junto com o Joffrey, sempre afetado e exagerado. Já a irmã Arya é mais carismática e enfrentará desafios bem maiores, quando seu treinamento com espadas será de grande utilidade. É provável que ela encontre o irmão Jon lá na Muralha, ou então ele estará por aí caçando os white walkers ao invés de ajudar sua família a vingar a morte do pai. É uma decisão questionável, mas no contexto da história, faz bastante sentido.

No geral, foi um final morno, que basicamente armou as peças para o próximo ano. Seria difícil fazer algo maior do que a morte do Ned. Só lamento que a HBO não tenha programado uma temporada maior, já que há MUITA história pra contar. Sentirei saudade dos 7 reinos nesses 10 longos meses.
.

Também poderá gostar de:
Game of Thrones 1×09: Baelor
Game of Thrones 1×08: The Pointy End
Game of Thrones 1×07: You Win or You Die

6 Comentários leave one →
  1. 21/06/2011 18:03

    Cara, que coisa linda foi esse season finale????

    Tirando o grande número de nomes de personagens e lugares, quais os outros defeitos que viu nessa série???

    E quando sairá a review da season finale de The Killing???

    • 21/06/2011 20:47

      Isso me incomodava no início da série, conheço um monte de gente que, assim como eu, recorria ao IMDB e a Wikipédia pra conseguir se achar. E se a série não conseguia se manter sem o livro, é uma falha grande. Acho que a adaptação é fiel demais, daí sempre surgem cenas aleatórias que só vão ser úteis daqui há mil capítulos.

      The Killing devo postar amanhã, fiquei até sem inspiração com o finale ruim da série.

  2. Estefano permalink
    22/12/2011 8:30

    Marcus

    Á série presisa se manter sendo fiel ao livro. Cada conversa sobre personagens, ou citações que ocorrem vão ser necessárias no futuro, para poder haver a trama; sem elas, MUITOS, mas MUITOS outros personagens surgiriam do nada nas próximas temporadas. Vários pessoas (me lembro de pelo menos 10 importantes) foram citadas agora, embora não aparecessem. Vcs podem não lembrar depois, mas tem mais nexo isso do que eles aparesserem sem terem sido citado

Trackbacks

  1. Game of Thrones 2×01: The North Remembers « Melhores Coisas
  2. Game of Thrones 2×02: The Night Lands « Melhores Coisas
  3. Game of Thrones 2×03: What Is Dead May Never Die « Melhores Coisas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: