Skip to content

Game of Thrones 1×09: Baelor

15/06/2011

**CONTÉM SPOILERS**

Primeiro, preciso aplaudir de pé a ousadia de uma série que mata seu protagonista logo no nono episódio. Não tenho a menor ideia se isso estava previsto no livro ou não. Mas se essa adaptação fosse conduzida por um canal aberto ou por showrunners com um pensamento mais tradicional e focados no retorno ficanceiro a longo prazo, tenho certeza de que alterariam a história de forma a deixar o Ned vivo por pelo menos mais duas temporadas. Foi um plot twist imenso (me lembrou da Teri Bauer morrendo no finale de 24 Horas) e algo realmente inesperado, mesmo se tratando de uma obra que praticamente não segue os moldes do seu gênero.

Por outro lado, temo um pouco pelo fututo de Game of Thrones. A série tem um elenco enorme (até demais!), com diversos núcleos e subtramas a serem explorados. Ainda assim, o Ned era o principal protagonista e mais do que isso, um BOM protagonista. Era por ele que a gente temia, era ele quem queríamos ver como Rei e era em torno dele que girava a trama que conduz a história. Lembrou-me subitamente da cena do piloto em que Ned corta a cabeça de um invasor qualquer. Sei que a morte do Lord Stark serve pra mostrar que não devemos nos apegar a ninguém por aqui, mas me desanima um pouco saber que na próxima semana ele não estará mais presente. A série perde em carisma.

Em Baelor, conhecemos também um pouco mais do passado do anão Tyrion. Já sabíamos que ele era preterido pelo pai não por ser portador de deficiência e sim por ter “causado” a morte da mãe. Mas aqui, soubemos que a família o vê também com pena e é possível imaginar como Tyrion se sente num lugar onde todos os homens devem ser cavalheiros, lutar e a honra é determinada pelo sangue. Por isso, ele sabe aproveitar muito bem o dinheiro para conseguir aquilo que quer.

Quanto ao Khal Drogo, acredito que ele vá acordar já na próxima temporada mas com alguma sequela da magia negra a que foi submetido. Ele é peça fundamental para o andamento do núcleo em direção a guerra pelo trono que ele jurou ao filho que ainda nem nasceu. É uma pena que com tanta história pela frente, Game of Thrones só tenha mais um episódio.
.

Também poderá gostar de:
Game of Thrones 1×08: The Pointy End
Game of Thrones 1×07: You Win or You Die
Game of Thrones 1×06: A Golden Crown

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: