Skip to content

Filmes assistidos – Março de 2011

31/03/2011

.
CÓPIA FIEL (Copie Conforme, Abbas Kiarostami, França/Itália/Irã, 2010) — Contando a história de uma mulher e um escritor que vão dar um passeio pela Toscana, o diretor e roteirista subverte a própria obra na sua segunda metade, fazendo um filme dividido em dois onde o que importa mais é a percepção da história. Um interessante exercício de estilo e linguagem. Nota 8.
.

DESCONHECIDO (Unknown, Jaume Collet-Serra, EUA, 2011) — Apesar de ter uma trama conspiratória interessante, o roteiro tem milhares de furos, fazendo com que o filme não funcione nem como diversão descompromissada. January Jones parece a Gwyneth Paltrow de tão ruim e  Liam Neeson continua cavando um poço na sua carreira. Nota 2.
.

EM UM MUNDO MELHOR (Hævnen, Susanne Bier, Dinamarca, 2010) — Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de 2011, traz um ótimo elenco (adulto, porque as crianças são fracas) num filme que começa interessante, mas decepciona na segunda metade, quando apela para o melodrama barato. Nota 6.
.

ESPOSA DE MENTIRINHA (Just Go With It, Dennis Dugan, EUA, 2011) — Comédia romântica com vários clichês do gênero, inclusive o final previsível. Algumas piadas funcionam, mas são poucas e o casal Adam Sandler e Jennifer Aniston tem carisma mas faz o mesmo tipo de sempre. Um sessão da tarde apenas OK. Nota 5,5.
.

O MÁGICO (L’Illusionniste, Sylvain Chomet, França, 2010) — A história desse mágico que aos poucos se torna obsoleto é contada com muita doçura e sutileza. A quase total ausência de diálogos permite que prestemos mais atenção na beleza e na riqueza de detalhes, fazendo desta uma animação visualmente linda e bastante sensível. Nota 8.
.

NÃO ME ABANDONE JAMAIS (Never Let Me Go, Mark Romanek, Reino-Unido, 2010) — Partindo do drama de época, o filme traz uma mistura de gêneros surpreendente e peculiar, tornando-o interessantíssimo. É um longa delicado, triste, melancólico e que permite dezenas de questionamentos filosóficos. Nota 8,5. (texto completo)
.

O PRIMEIRO QUE DISSE (Mine Vaganti, Ferzan Ozpetek, Itália, 2010) — Trata-se de uma comédia de costumes passada no interior da Itália, cheia de momentos divertidos e outros emocionantes, principalmente quando faz um interessante paralelo entre passado e presente. Um ótima surpresa. Nota 7,5.
.
.
P.S. EU TE AMO (P.S. I Love You, Richard LaGravenese, EUA, 2007) — Hilary Swank surpreendeu ao se aventurar por um gênero ao qual não estava acostumada e se saiu muito bem. É um romance meloso demais em alguns momentos, mas funciona por ser bem feito, conter diversas frases lindíssimas e passar uma lição de superação interessante. Nota 7,5.
.

RANGO (Idem, Gore Verbinsky, EUA, 2011) — A IL&M entrou com o pé direito no ramo das animações com essa divertida homenagem aos westerns, cheia de referências inteligentes, ótimas cenas de ação e personagens carismáticos. Mesmo com a qualidade da animação aquém de outros estúdios do gênero, tudo é compensado pelo carisma. Uma boa surpresa. Nota 8.
.

REENCONTRANDO A FELICIDADE (Rabbit Hole, John Cameron Mitchell, EUA, 2010) — Filme que marca o retorno de Nicole Kidman às grandes atuações, traz um clima depressivo para contar uma história triste com personagens reagindo de formas diferentes a uma tragédia. Roteiro e direção acertadamente sutis e contidas. Nota 8. (texto completo)
.

SEXO SEM COMPROMISSO (No Strings Attached, Ivan Reitman, EUA, 2011) — É daquelas comédias românticas mais previsíveis do mundo e aqui nem os clichês nem as (poucas) piadas funcionam. Ashton Kutcher continua péssimo ator e até Natalie Portman aparece mais apagada que o esperado. Perda de tempo. Nota3.
.

VIPS (Idem, Toniko Melo, Brasil, 2011) — Wagner Moura comprova todo o seu carisma num longa em sua maior parte divertida, mas que se perde no terço final ao forçar um clímax que não existe e ao investir de última hora na psicologia do protagonista, como se quisesse justificar suas atitudes. O final é decepcionante. Nota 6. (texto completo)

.
Também poderá gostar de:

Filmes assistidos – fevereiro de 2011
Filmes assistidos – janeiro de 2011

5 Comentários leave one →
  1. 31/03/2011 23:28

    Dos que assisti dessa sua lista, discordo de todos seus comentários, rsrs. “Mesmo com a qualidade da animação aquém de outros estúdios do gênero, tudo é compensado pelo carisma.” Hã?? A técnica de animação de RANGO [7/10] tem seu estilo, e é impecável, sendo a mais perfeita (em texturas, movimentos, cores, etc.) que já vi num filme animado. De DESCONHECIDO [5/10], não vi furo algum na trama (agora quero saber!), mas tampouco é um filme que se diferencia entre os filmes do gênero. Já ESPOSA DE MENTIRINHA [1/10] é um desastre completo. Constrangimento total, e uma vergonha se dizer refilmagem (do roteiro) de FLOR DE CACTUS, ótima comédia de 1969.

    • 01/04/2011 0:41

      Discordar é super saudável, não? rsrs

      Com relação a Rango, você deve entender mais disso do que eu e provavelmente eu tenha me precipitado. Mas lembro que achei algumas texturas estranhas, principalmente quando o foco era muito próximo da tela e ele se mexia. Quanto às cenas de ação, não me lembro de nenhuma queixa, são bem dignas mesmo.

      Sobre Desconhecido, tem um momento em que a personagem da Diane Kruger simplesmente ouve o protagonista gritando a quilômetros de distância, tem um outro momento em que o vilão aparece vendo o protagonista de longe e no corte seguinte, está na frente dele. Tem o segurança da boate que coincidentemente é amigo da Diane Kruger, tem o fato de mesmo numa era da Internet uma pessoa não ocnseguir provar que é ela mesma, e como se a vida dele nos EUA não existisse, ele só lembra o que é conveninente ao roteirista. Uma ligação pra casa, talvez? São vários furos.

      Já Esposa de Mentirinha é um filme fraco mesmo. Acho que dei 5 pelas poucas cenas engraçadas e pela participação da Nicole Kidman, que achei digna.

Trackbacks

  1. Filmes assistidos – Abril de 2011 « Melhores Coisas
  2. Filmes assistidos – Maio de 2011 « Melhores Coisas
  3. Filmes assistidos – Junho de 2011 « Melhores Coisas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: