Skip to content

Palpites e favoritos ao Oscar 2011

26/02/2011

Como todo mundo já deve saber, amanhã às 22h, ocorre a cerimônia de entrega do Oscar, prêmio máximo do Cinema concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS). Abaixo, dou alguns palpites nas principais categorias e digo quem deveria vencer se o mundo fosse justo. A lista completa de indicados você pode ver aqui e o roteiro da festa aqui.
.
MELHOR FILME
: Depois de levar o prêmio do Sindicato dos Produtores, Diretores, Atores e o BAFTA, O Discurso do Rei tirou o favoritismo que era de A Rede Social, um grande retrocesso para a Academia, já que este último é muito mais atual e relevante para o Cinema do que o primeiro, um filme feito para ganhar prêmios. Meu filme do coração é Toy Story 3, mas como já vai levar na categoria de animação, votaria em A Origem, uma obra intrigante, completa e uma aula de direção, roteiro e montagem.
.
MELHOR DIRETOR
: Apesar do favoritismo de Discurso, parece que a Academia quer premiar David Fincher, de A Rede Social, pelo conjunto da obra. Meu voto seria para Darren Aronofsky, de Cisne Negro, principal responsável pela experiência magnífica de ver esse filme. Pode ser que a Academia não se contente com o absurdo da indicação para Tom Hooper e decida premiar o diretor por um trabalho que passa completamente batido. Esperemos que não.
.
MELHOR ATOR: Dificilmente Colin Firth não sairá do Kodak Theatre com o Oscar na mão. Seu trabalho como o Rei George VI é realmente admirável, mas prefiro James Franco em 127 Horas, que dá a Aron Ralston um carisma e presença de espírito imprescindíveis para o filme funcionar. Firth deveria ter ganho ano passado, com O Direito de Amar.
.
MELHOR ATRIZ: Um dos Oscars mais previsíveis da noite, é quase impossível que Natalie Portman não saia de lá premiada. É impressionante a entrega da atriz, com um personagem intenso, cheio de nuances e que é a alma do filme. Só perde se a Academia premiar Annette Bening, por Minhas Mães e Meu Pai, mais conjunto da obra do que pelo trabalho visto aqui. Mas é muito improvável.
..
MELHOR ATOR COADJUVANTE: O grande favorito aqui é Christian Bale por O Vencedor. O ator aqui faz um bom trabalho, mas exagera em determinadas cenas com alguns trejeitos do personagem. Quem poderia levar no lugar dele é Geoffrey Rush, que demonstra bastante química com Colin Firth e acerta nas nuances do personagem.
.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Melissa Leo dominava todas as listas como favorita até que cometeu uma gafe enorme e perdeu a preferência para Hailee Steinfeld, de Bravura Indômita. Não sei se o tropeço foi grande o suficiente para tirar-lhe o prêmio, mas seria muito bem-vindo, já que Steinfeld faz um trabalho superior, fugindo de qualquer clichê para atores juvenis e criando uma personagem forte e cativante. Helena Bonham Carter corre por fora, mas dizem que essa é uma das categorias mais fortes.
.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: David Seidler é o favorito pelo script de O Discurso do Rei, um filme formulaico e previsível. O exato oposto ocorre em A Origem, uma obra completamente original, complexa e sem furos. Grande injustiça.
.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Categoria bem forte, mas quem deve levar é o Aaron Sorkin de A Rede Social, roteirista de sucesso e muito premiado pela série The West Wing. Provavelmente esse também seria meu voto, pelos diversos diálogos rápidos e geniais em todo o filme. Mas também ficaria satisfeito se Toy Story 3 ou Bravura Indômita levassem.
.
MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO: Só de Toy Story 3 ter sido indicado na categoria principal, essa daqui tornou-se irrelevante. Vitória muitíssimo merecida.
.
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
: Não tenho certeza de quem vence, mas acredito que deva ficar entre o espanhol Biutiful, já que a Academia adora o trabalho do Alejandro González Iñárritu, e entre o dinamarquês In a Better World, vencedor do Globo de Ouro.
.
.
MELHOR FOTOGRAFIA: Outra categoria fortíssima. Roger Deakins, parceiro dos irmãos Coen há anos, deve ganhar o prêmio por Bravura Indômita e seria bastante merecido pelas diversas imagens belíssimas trazidas no filme. Mas também ficaria satifeito com a vitória de Matthew Libatique, de Cisne Negro, pelo ótimo trabalho baseado no contraste claro/escuro. Até Wally Pfister, de A Origem, corre por fora, já que é um profissional cada vez mais respeitado pelos colegas.
.
MELHOR MONTAGEM: Uma das grandes injustiças desse ano é a ausência de A Origem nessa categoria. Nesse caso, acho que Angus Wall e Kirk Baxter ganham por A Rede Social, já que fazem um ótimo trabalho intercalando diversas cenas de tribunais. Votaria neles.
.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Meu favorito seria Alice no País das Maravilhas, mas A Origem e O Discurso do Rei venceram o prêmio do sindicato em suas áreas, com o primeiro despontando como favorito apesar da polêmica envolvendo o cinema pornô.
.
MELHOR TRILHA SONORA: A dupla Trent Reznor e Atticus Ross, de A Rede Social, era a favorita, mas as últimas notícias dizem que Alexandre Desplat deve ganhar por O Discurso do Rei, de fato, uma composição bem mais tradicional e que segue o gosto da Academia. Meu favorito é A Origem, mas ficaria feliz se Reznor e Ross levassem.
.
MELHOR DOCUMENTÁRIO: Assisti somente a Lixo Extraordinário e Trabalho Interno. Apesar do primeiro ser uma co-produção brasileira, o segundo é mais contundente e atual. Ainda assim, dizem que o brasileiro ultrapassou o americano no favoritismo, portanto, essa é uma categoria incerta. O hit internacional Exit Through the Gift Shop também pode supreender.

.

Pra finalizar, até a ótima Modern Family vez uma pequena homenagem aos principais concorrentes. Quem viu as cenas morre de rir. Indicação via Twitter da @vc_lu.

.
Também poderá gostar de:

Crítica “O Discurso do Rei”
Crítica “127 Horas”
Crítica “Toy Story 3”
Filmes Assistidos – Janeiro 2011

5 Comentários leave one →
  1. 26/02/2011 21:59

    Oie

    Na boa, A Rede Social tem um roteiro mto bom mas o filme em si é bem normal. Não acho q deveria ganhar. Meu coração tb amaria se Toy Story levasse, mas…Acho q dá ou o Discurso do Rei ou Cisne msm.

    Se o mico do ano em Hollywood nao interferir, Melissa Leo leva, com ctz. Assim como o Christian Bale. Nossa, fiz bolão do oscar aqui em casa…vamos ver!rs

    Aliás, vc viu q tem bolão do cinemark?Imagina q chique acertar e ganhar cine grátis até o fim do ano?

    ps:Modern Family me alegra de tantas formas! :D

    • 27/02/2011 1:05

      Pois é, pessoal disse que a Melissa perdeu o favoritismo por causa do mico, mas ainda não sei se foi suficiente pra perder o prêmio. Bale também deve levar né.

      A Rede Social não é mesmo um graaande filme, mas o roteiro acho que merecia sim. E Discurso leva tudo também

      Bolão do cinemark sempre participo, mas se vc erra um, praticamente perde as chances e tem aquela categorias dos curtas que não dá pra saber quem ganha.

      Brigadão pelo comentário!

Trackbacks

  1. Vencedores e comentários do Oscar 2011 « Melhores Coisas
  2. “Trabalho Interno” faz um poderoso alerta para que algo seja feito « Melhores Coisas
  3. Especial de aniversário: os 15 posts mais acessados « Melhores Coisas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: