Skip to content

Cinema para ouvir: de Up a Psicose

03/01/2011

Nesse início de ano, com pouca pauta e com poucas ideias pra escrever, resolvi fazer esse post com algumas trilhas sonoras do Cinema. Não é uma lista das melhores, e sim uma seleção eclética com boas trilhas. Prepare os ouvidos.
.

  • De Volta para o Futuro – Para compôr essa marcante trilha, o maestro Alan Silvestri utilizou a maior orquestra da história até então, com 85 músicos.

.

  • Up – Altas Aventuras – Foi criada pelo mesmo Michael Giacchino que compôs a trilha de Lost, e levou o Grammy, o Globo de Ouro e o Oscar do ano passado.

.

  • Psicose – Talvez a trilha mais conhecida do Cinema. Não há quem não lembre da cena do chuveiro ao ouvir isso aqui. Foi composta por Bernard Herrman.

.

  • Coração Valente – O som tipicamente escocês, com a gaita de fole, é inconfundível. Composta por James Horner, também foi indicada ao Oscar.

.

  • Batman Begins – Assim como toda a história do personagem, a trilha sonora, uma parceria do Hans Zimmer com o James Newton Howard, também ficou bem mais sombria do que a composta pelo Danny Elfman para os filmes anteriores.

.

  • Jurassic Park – Composta pelo John Williams, responsável por algumas das trilhas mais famosas da história e parceiro do Steven Spielberg.

.

5 Comentários leave one →
  1. 27/03/2011 3:42

    Só preciosidades aqui, também! Lembro que, assistindo aos extras de DE VOLTA PARA O FUTURO, Silvestri perguntou a Zemeckis se ele queria uma música mais simples e menos presente, ou uma trilha poderosa e arrebatadora. Felizmente, ficaram com a última.

    UP finalmente serviu para dar os prêmios a Giacchino, um dos compositores mais inventivos a surgir nos últimos tempos. Talvez minha trilha favorita dele seja a de SPEED RACER; quanto a composições individuais, “The Incredits” (de OS INCRÍVEIS, dã) sempre me deixa abismado com a quantidade de sons diferentes que ele mesclou em tão excepcional e envolvente peça musical. Já em LOST, nem se fala. As contribuições foram imensas. “Life and Death” e suas derivações são de fazer qualquer fã da série cair no choro.

    A de PSICOSE, bom, inesquecível. Herrmann e seus sons estridentes me fascinam. Mas não só esses, suas incursões menos exuberantes são igualmente memoráveis, como em O FANTASMA APAIXONADO. Ah, é um dos meus compositores favoritos. Fico por aqui.

    A de CORAÇÃO VALENTE é lindíssima e uma das minhas favoritas de Horner (e o uso da gaita tradicional é perfeito); Zimmer e Newton Howard ajudaram a redefinir, como você apontou, o clima dos filmes da franquia que Nolan passou a dirigir; e a de PARQUE DOS DINOSSAUROS é talvez minha favorita de Williams — ou o tema é, já que para mim o compositor parece mais eficiente em criar temas memoráveis que trilhas que se destaquem durante o decorrer de todo o filme. Mas é um gênio, inegável isso.

    • 27/03/2011 21:53

      De Volta para o Futuro tem uma trilha épica e ao mesmo tempo atual. Inesquecível.

      A de Os Incríveis já tá na lista pra ser linkada aqui também e a de Lost era uma das melhores coisas da série, que não seria a mesma sem o trabalho do Giacchino.

      A de Psicose é tão famosa que as pessoas cantam seu trecho e nem devem saber que é dela.

      A de Parque dos Dinossauros, além do trecho que eu coloquei, tem aquela música final que sempre me lembra dos Pterodáctilos voando perto do helicóptero ao final do filme. Fiquei até nostálgico

Trackbacks

  1. Cinema para ouvir: de Rocky a ET « Melhores Coisas
  2. Cinema para ouvir: de Edward a Titanic (3) « Melhores Coisas
  3. Cinema para ouvir: de Star Wars a Lawrence da Arábia « Melhores Coisas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: