Skip to content

Jack Bauer, 24 Horas e o series finale

27/05/2010

**CONTÉM SPOILERS**


Jack Bauer. Só de escrever esse nome eu tenho medo. Mas não do personagem, e sim da falta que ele vai fazer. Dói saber que essa será provavelmente a última vez que falarei dele. Poucas séries são tão dependentes de uma única persona como 24 Horas. Desde o início, a história era dele. Começou como diretor da CTU, chefe de família, tendo uma vida aparentemente normal. Já no fim do primeiro ano, perdeu a esposa num dos finais de temporada mais chocantes que já vi. A partir daí, a cada ano parecia que a vida de Jack ia se complicando mais, e o personagem ganhando cada vez mais densidade. Brigou com a filha, atirou no Chapelle, e foi se tornando uma pessoa perturbada.

No fim da quarta temporada, teve que simular a própria morte e viver com outra identidade. Voltou, foi sequestrado pelos chineses, torturado por anos, até conseguir retornar ao seu país. No sexto ano, Bauer enfrentou a própria família, viu uma bomba nuclear explodir e torturou todo mundo, motivo pelo qual teve sua prisão decretada e saiu do país de novo. Resolveu ser herói lá na África, continente que precisa muito de pessoas como ele. De volta aos EUA, estava sendo julgado (sim, o país que ele salvou um milhão de vezes estava julgando-o num tribunal) quando novamente foi requisitado a impedir um atentado terrorista. Quase morreu, vítima de uma arma biológica, e quando parecia que voltaria a levar uma vida normal, é jogado mais uma vez no meio de uma crise nacional, quando teve início esse oitavo ano.

A verdade é que quase ninguém passa pela vida de Jack e sai ileso dela. Com exceção de Chloe, quase todos seus amigos, parentes, e amantes sofreram quando o conheceram. Eu sei que ele representa tudo de ruim que os EUA tem, como a xenofobia, a paranoia, o conceito de “Tio Sam”, mas Jack Bauer é um sujeito honrado, sua personalidade foi muito bem construída e ele nunca nos desaponta. É um personagem cool numa série extremamente bem feita,  já salvou o mundo mil vezes, e é muito bem interpretado por Kiefer Sutherland. Não tem como não amar.

Desde a morte da Renee que a atual temporada vinha traçando um caminho diferente. Ao perceber uma conspiração para encobrir uma série de crimes, inclusive o assassinato da Agente Walker, Bauer passou a querer não somente justiça, mas também vingança. Tirando um ou outro exagero, como o russo sendo estripado, tudo foi justificado, mesmo que nosso herói tenha se tornado, de certa forma, um vilão.

A Presidente Taylor, tão querida em outros momentos, foi sendo influenciada pelo Logan, e tornou-se uma bitch chegando ao ponto de ameaçar invadir o país do Hassan. Isso tudo para desistir exatamente na hora de assinar o acordo, um clichezaço, mas que a gente perdoa porque o resto do episódio foi ótimo. Cenas do tipo: Jack gravando a mensagem pra Kim, Chole tendo que atirar nele e Bauer quase se matando (uau!), e depois Jack mordendo a orelha do agente mala e cuspindo no chão. Eu disse que ele nunca nos desaponta.

Nas momentos finais, deu até para sentir um pouco de pena da Madam President pedindo desculpas pro Jack, e mandando ele partir. Em seguida, choramos com a Chloe se despedindo dele vendo seu rosto no telão, quase olhando para a câmera. E gostei de que ele não morreu, não simplesmente por pena do personagem, mas por contrariar o que todos esperávamos, julgando que Bauer não tinha salvação. Foi uma sequencia, aliás, extremamente bem construída, um final digno para um grande série. Foi difícil dizer adeus a Jack Bauer.
.

Também poderá gostar de:
Crítica | As Melhores Coisas do Mundo
Crítica | Alice no País das Maravilhas

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: