Skip to content

Lost: The Candidate

06/05/2010

**VÁRIOS SPOILERS**


Um dos melhores episódios de toda a série, e talvez o mais emocionante. Já no início, gostei que o candidato do título não tenha sido o do Jacob, e sim o Locke candidato a cirurgia. Adorei o clima de fim de temporada, tudo acontecendo rápido, os personagens comandando a história, quase nada da mitologia aparecendo.

A realidade paralela não caminhou muito, mas eu gostei mesmo assim. Teve o Locke balbuciando frases que ele disse na ilha, como “Push the button!” Gostei também de a explicação para a paraplegia dele não ter nada a ver com e outra realidade. Pelo contrário, a culpa foi dele mesmo e ainda acabou com a vida do pai. Exatamente o oposto do que ocorreu antes. A conversa com o Jack no final também foi boa e ainda ouviu do médico “I can help you. I wish you believed me.” fazendo um paralelo interessante com o que aconteceu na ilha. E  o Jack parece estar tendo uns insights ao perceber que encontra os passageiros do voo 815, como a Claire e o Bernard.

Foi muito bom ver todos juntos e o episódio soube manter um suspense crescente. Nós sabíamos que alguma coisa iria acontecer, mas ninguém fazia ideia do que era. Logo de cara, tive a impressão de que o Jack era quem estava fazendo a coisa certa em não confiar no Locke e querer ficar na ilha. Ao contrário da maioria, que tinha esperanças do Locke capeta não ser totalmente do mal, eu já havia aceitado que ele era mesmo o vilão. Foi difícil de acreditar nele fazendo o bonzinho e dizendo que salvou todo mundo ao achar aquela bomba fake.

Deu medo da cara dele ao dizer para a Claire “Trust me. You don’t wanna be in that sub.” A sequência toda foi ótima, mas li dois questionamentos que procedem. Se o Jack só entrou no submarino porque a Kate tomou o tiro, porque o Locke colocou a bomba na mochila dele? Ele previu o tiro e pensou que o Sawyer iria deixá-lo? E outra: como assim empurrar o Locke na água? Ele é um monstro de fumaça, podia muito bem destruir o submarino em segundos. Foi ingênuo demais.

Apesar de a gente saber que o Jack estava certo ao dizer pra não tocar na bomba (a princípio), qualquer um no lugar do Sawyer teria feito o mesmo. Fora que foi por confiar no Jack, que Juliet morreu e o Sawyer obviamente não iria confiar de novo. Porém, ao mexer na bomba (olha o livre-arbítrio aí de novo), ele tornou-a letal para os candidatos, tirando a culpa do Locke capeta. E o Sayid resolveu se redimir correndo com a bomba (a cena em câmera lenta foi bem tosca), mas não gostei que ele morreu e pronto. E aquela história de que ele estava infectado? Acabou?

A Sun e o Jin morrendo foi uma das coisas mais tristes que ocorreram em Lost. Poucas vezes me emocionei tanto vendo uma série. Tudo bem que eles não tinham muita importância, mas deu muita pena e a cena foi bonita. Nada a ver os dois falarem inglês na hora de morrer e  como assim o Jin resolve ficar lá sabendo que tinha uma filha pequena para criar? Ainda tenho esperanças de que ele e o Lapidus não estejam mortos. E no fim ainda mostrou todos eles chorando, uma cena rara mas que deveria ser comum. Afinal, quem não se desesperaria numa situação daquelas?

Comentem!

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: