Skip to content

Homem de Ferro 2 [Iron Man 2]

04/05/2010


Não tenho qualquer familiaridade com os gibis do Homem de Ferro e não sabia nada sobre o personagem até ver o primeiro filme, do qual gostei bastante.  A principal qualidade do  longa anterior é a personalidade do protagonista, que difere da grande maioria dos heróis. Tony Stark é engraçado, extremamente egocêntrico, arrogante, vaidoso e por vezes até infantil. E esse clima se refletia em todo o filme, que, mesmo nas cenas de ação, mantinha um pouco do ar de comédia. Isso se repete neste Homem de Ferro 2, só que com menos intensidade, prejudicando um pouco a qualidade da obra.

Começando quase imediatamente após o final do filme anterior, somos apresentados a Ivan Vanko, que deseja se vingar de Tony pela forma como seu próprio pai foi tratado pelo pai do herói há várias décadas. Enquanto isso, Stark precisa defender sua invenção do governo americano que quer nacionalizá-la, e achar um novo elemento químico para manter sua vida, pois o paládio utilizado é tóxico.

O principal problema de Homem de Ferro 2 é a falta de um roteiro mais consistente e que aprofundasse a personalidade do protagonista e também do vilão. As motivações de Vanko nunca são devidamente mostradas e são tantos elementos no roteiro que não há tempo para um devido desenvolvimento. Há a personagem de Scarlett Johansson, que ninguém sabe direito quem é, o debate sobre entregar a armadura para o governo ou não, a procura pelo elemento químico, a relação entre Pepper e Tony e por aí vai. Além disso , o roteiro inclui o personagem de Samuel L. Jackson para dar base ao que parece ser um possível filme sobre os Vingadores, mas isso nunca fica claro para quem é leigo no assunto, uma falha da história.

Mas Homem de Ferro 2 é divertido por dois motivos principais. O primeiro são as cenas de ação. As lutas com as armaduras são muito bem feitas e fotografadas, principalmente a sequência em Mônaco, a melhor parte do filme. Além disso, as cenas com Scarlett Johansson supreendem pela coreografia e realismo. O segundo motivo é mesmo Tony Stark e suas tiradas impagáveis ao longo do filme. Robert Downey Jr. continua perfeito no papel, e consegue aproveitar bem as ótimas falas do roteiro.

O resto do elenco surge um pouco irregular. Sam Rockwell, como sempre, aparece ótimo e Gwyneth Paltrow apagada como em todas as suas atuações. Scarlett Johansson, absurdamente linda, não ganha o destaque merecido. Don Cheadle, substituindo Terrence Howard (que não entrou em acordo financeiro), parece sempre incomodado com alguma coisa e Mickey Rourke se destaca, principalmente no sotaque criado para o personagem.

No fim, Homem de Ferro 2 funciona como um bom divertimento e, mesmo não sendo tão completo como o primeiro, o resultado não fica comprometido e mantém viva a série de filmes que está por vir. Seria uma pena desperdiçar um personagem tão bom como Tony Stark.

*

Dica: há uma cena adicional após os créditos, que infelizmente não vi.
.

Também poderá gostar de:
Crítica | Alice no País das Maravilhas
Crítica | As Melhores Coisas do Mundo
Crítica | O Escritor Fantasma

6 Comentários leave one →
  1. Shin permalink
    07/05/2010 18:38

    Tambem achei otimo o filme, apesar de ser o roteiro nao ser bem aproveitado ;)

    Na cena extra, a equipe de busca encontra o Martelo do Thor 8D

  2. cola permalink
    23/08/2012 14:29

    nos gibis a estoria é melhor aproveitada acredito que esse foi o erro do filme

Trackbacks

  1. Especial de aniversário: os 15 posts mais acessados « Melhores Coisas
  2. Crescendo com Woody, Buzz e cia. « Melhores Coisas
  3. Alice no País das Maravilhas « Melhores Coisas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: