Skip to content

Alice no País das Maravilhas [Alice in Wonderland]

26/04/2010


Confesso que não sou familiarizado com a história de Alice no País das Maravilhas. Só sabia que foi escrita por Lewis Carroll  (que na verdade é o pseudônimo de um reverendo) no século XIX, e que Alice segue um coelho branco (sim, eu entendi a referência em Matrix) e cai num mundo paralelo. Vi também a adaptação feita pela Disney quando era pequeno e por isso tinha uma pequena noção da história.

Esse filme de Tim Burton utiliza uma continuação chamada Alice Através do Espelho, e traz a volta da personagem-título, agora aos dezenove anos, para aquele mundo em que esteve aos sete. A adaptação dessa história pelo diretor tinha tudo para ser um casamento perfeito. Acostumado a abordar universos fantásticos e personagens desajustados sempre com grande sucesso (são dele Edward Mãos de TesouraA Noiva-cadáver, Sweeney Todd, entre outros), Burton teria em mãos uma das obras que mais se encaixariam no seu estilo. Contudo, o que se vê na tela é um pouco decepcionante.

Visualmente o filme é perfeito. O mundo concebido pelo diretor de arte é incrível e enche os olhos não só nos momentos em que aposta nas cores vibrantes, como a floresta em que Alice se encontra no início,  mas também nos cenários mais escuros, como na batalha final. Além disso, o design é eficiente ao  refletir os personagens de alguma forma, como o castelo monocromático da Rainha Branca e a mesa desorganizada do Chapeleiro Maluco. Os personagens animados também chamam a atenção pelo design e pela expressividade, com destaque para os sapos e os irmãos gêmeos.

Porém, é uma pena que a história mostrada não esteja à altura. Assim como ocorre em Avatar,  ao investir tanto no visual, o diretor parece ter se esquecido de contar uma boa história. Com uma narrativa lenta demais (Alice diminui, cresce, diminui…), a primeira meia-hora falha até na hora de apresentar os personagens. Ficamos um pouco sem saber quem é quem. O filme melhora a partir do momento em que Alice vai para o castelo da Rainha de Copas, quando a história ganha mais ritmo. Mesmo assim, o final é previsível demais, o que diminui o interesse.

Mia Wasikowska, que interpreta a protagonista, mostra-se aquém do papel, parece sempre com preguiça e falta carisma. Anne Hathaway, como a Rainha Branca, pouco pode fazer com tanta maquiagem, e acerta no gestual delicado da personagem. Johnny Depp faz o mesmo tipo de sempre, mas que coube perfeitamente no papel. O destaque fica mesmo para Helena Bonham Carter e sua Rainha de Copas. Suas cenas são todas impagáveis e o personagem é muito bem construído, tanto na horade mostrar seus traumas, como nos momentos de fazer rir. Adoro a forma como ela utiliza todos os animais do reino, principalmente o porco como apoio para os pés e o flamingo como taco de golfe.

Mesmo tendo seus méritos, fica a sensação de que o filme poderia ser mais. Mas vale pelo espetáculo visual e para conhecer um pouco mais dessa história que fascina o mundo há várias gerações.
.

Também poderá gostar de:
Crítica | Homem de Ferro 2
Crítica | Toy Story 3
Crítica | As Melhores Coisas do Mundo
.
.

7 Comentários leave one →
  1. Carol permalink
    26/04/2010 19:49

    Que saco. Só eu achei SENSACIONAL o filme!
    Não achei a narrativa lenta! Só concordei com a parte da atriz principal ser sem graça! hehehe
    A rainha de copas é a melhor coisa do filme! Ela e o chapeleiro! =)
    Sem muito mais o que comentar!
    Beijos!

    • 26/04/2010 19:56

      Oba, você leu, achei que ninguém lesse.
      Sim, a narrativa não é leeeeenta, mas é bem devagar…

Trackbacks

  1. “As Melhores Coisas do Mundo” aqui no Melhores Coisas « Melhores Coisas
  2. “Homem de Ferro 2″ é de Tony Stark « Melhores Coisas
  3. Crescendo com Woody, Buzz e cia. « Melhores Coisas
  4. Cinema para ouvir: de Alice a Os Incríveis « Melhores Coisas
  5. Jack Bauer, 24 Horas e o series finale « Melhores Coisas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: