Skip to content

A “arte” de trocar figurinhas

24/04/2010

Eu coleciono o álbum da Copa desde sempre. Foi assim em 94, quando meu pai me deu as primeiras figurinhas e colava todas “porque eu colocava tudo torto” e foi assim em 98, o único álbum que completei. Lembro que morava em um prédio e todos os meninos (sim, só meninos) desciam para o play quase todos os dias para fazer as trocas. Completei tudo bem antes de começar a Copa. Em 2002, eu já era adolescente e como tal, tinha vergonha de tudo, inclusive do meu álbum de figurinhas.  Em 2006 eu simplesmente esqueci que existia, ou  talvez já estivesse grande demais para isso, algo que agora sei não ser verdade.

Este ano a moda voltou com tudo, homens e mulheres de todas as idades passaram a fazer sua coleção e novamente fiquei com vontade de ter minhas figurinhas. No começo não quis por achar perda de tempo e caro. Lembro que os pacotinhos do álbum do filme O Rei Leão, que completei lá em 94, eram R$0,15. Hoje, saem a R$0,75. Mesmo assim, no último feriado acabei não resistindo e fui adquirir o meu.

Descobri que estavam marcando encontros para troca de figurinhas pelo Orkut (há uma comunidade específica para trocas no Rio) e resolvi ir em um deles para ver como era. O encontro era sábado, às 13h na praça de alimentação do Botafogo Praia Shopping. Cheguei às 14h e me disseram que era pra ter vindo às 12h, ou seja, cheguei tarde. Contei umas 60 pessoas, a maioria homens , mas tinham casais, filhos com os pais, e uma garotinha de 12 anos que não parava de falar.

Sentei numa mesa onde já tinham pessoas trocando e a abordagem mais comum era: “Posso ver seu bolo?” As crianças, mais desorganizadas, acabavam trocando mais entre si. Já os adultos, que sempre tinham tudo na ordem, faziam trocas mais rápidas. E também são mais flexíveis:  quem ficava em desvantagem na troca, era só entregar o número restante que faltava para igualar. Percebi também que não há figurinhas carimbadas, aquelas que ninguém tem.

Depois de duas horas, vi que tinha conseguido 95 figurinhas, e trocado 80% do meu bolo. Agora é comprar mais durante a semana, porque sábado que vem tem mais.

*

Atualização: os encontros estão acontecendo todo sábado na praça de alimentação do Botafogo Praia Shopping, sempre uma e meia da tarde.

Deixe um comentário

